Vivemos em uma época de estresse sem precedentes na história da humanidade. São tantas atividades e estímulos que nosso cérebro recebe diariamente que muitas vezes se torna difícil para o emocional do indivíduo ficar regulado.
Hoje em dia todos querem se tornar especialistas antes de adquirir experiência que advém do treino e do tempo, e assim a vida parece ser cada vez mais curta.
Muitos jovens são afetados por este peso social, cada vez mais frenético, tornando campanhas como o Setembro Amarelo totalmente necessários para a prevenção do que muitos pensam ser a única saída dos seus problemas: o suicídio.
No entanto existe um remédio que muitos desconhecem, ou deixam de lado: os benefícios de tocar um instrumento musical!
A músicas tem seus benefícios, ser músicos ainda mais!
A música traz tantos benefícios para o cérebro que não é de se estranhar ver tantos estudantes e trabalhadores em ônibus com os fones de ouvido.
Além de acalmar e apaziguar o emocional, um estudo feito em 1993 por Gordon Shaw e Frances Rauscher mostraram que ouvir Mozart traz qualidades emocionais energéticas e positivas, além de estimular o aumento da inteligência espacial em um período de 15 minutos ao ouvir. Este é o famoso efeito Mozart.
Além disso, estudos monitorando as atividades cerebrais enquanto às pessoas realizavam certas atividades (como ler ou realizar cálculos matemáticos) mostrou estímulos em determinadas áreas do cérebro. No entanto, ao testarem com pessoas escutando música, notaram atividades em grande parte do cérebro, e não somente em partes isoladas. Sim, este é o poder que a música tem em nós, seres humanos!
Mas e aprender um instrumento musical, traz outros benefícios também?
Sim, traz MUITOS outros benefícios!
Quando escutamos música, estimulamos diversas áreas do nosso cérebro, porém quando “tocamos” música, além de estimularmos o cérebro, também processamos diversas informações simultaneamente e em sequências rápidas, tornando o estímulo muito mais complexo do que simplesmente ouvir a música.
E o melhor sobre o que foi informado acima é que ele traz diversos benefícios à pessoa que está aprendendo a tocar um instrumento musical, como:
- Melhora suas habilidades de estudo como: leitura, compreensão de textos e matemática!
- Aguça sua concentração (também ótima para os estudos!)
- Desenvolve o seu social, principalmente no que tange o trabalho em equipe
- Ajuda na sua gestão de tempo e capacidade de organização
- Melhora sua memória
- Melhora o seu emocional ganhando perseverança, responsabilidade, disciplina e sentimento de conquista
- Reduz o medo do palco (falar em público)
- Aguça o seu ouvido aumentando sua habilidade de escutar
Porém o melhor de tudo, que se torna um remédio incrível e uma recomendação para as campanhas do Setembro Amarelo, é que tocar um instrumento promove felicidade pessoal e as pessoas à sua volta!
A música produz um tipo de prazer que a natureza humana não parece prescindir.” – Confúcio, filósofo chinês
Quer entender mais sobre os efeitos que tocar um instrumento causam em seu cérebro? Veja o vídeo do TED abaixo e entenda os benefícios!
Quer saber mais sobre aprendizado de instrumentos musicais? Acesso o site da academia de música Maurice Ravel e entenda mais: http://mauriceravelmt.mus.br/