O ensinamento da nobre atividade musical está chegando para a população de Várzea Grande.

A Academia de Música Maurice Ravel inaugurou, nesta terça-feira (feriado de Carnaval) às 10h, sua mais nova unidade que irá abranger a cidade vizinha de Cuiabá com seu vasto conhecimento e corpo profissional de professores de música.

Estando em uma excelente localização para a população de Várzea Grande, próximo ao aeroporto, a academia já possui estrutura profissional para atender os alunos, com salas climatizadas, instrumentos para os estudantes e profissionais da área docente e administrativa.

Confira o discurso de inauguração dos fundadores Rosilene e Márcio

Mais acessibilidade e abrangência para quem quer aprender música

O número de cursos oferecidos não fica para trás da unidade de Cuiabá, contendo quase todas as aulas que o irmão mais velho oferece.

Os cursos disponíveis na unidade de VG são:

  • Piano
  • Violino
  • Violão
  • Canto
  • Órgão Eletrônico
  • Musicalização Infantil
  • Guitarra
  • Violoncelo
  • Viola de Arco
  • Ukulelê
  • Cavaquinho
  • Viola caipira
  • Teclado Eletrônico

Além de contar com a estrutura cultural já implementada na unidade anterior, como a Biblioteca MR, criada por Any Caroline Soares, da qual os alunos podem pegar livros emprestados, desde clássicos da literatura até os mangás japoneses.

Para uma das fundadoras da Academia, Rosilene Carvalho, a acessibilidade que a nova escola oferece para a população de Várzea Grande trará ainda mais abrangência para o importante mundo da música, como também facilitará o transporte para os alunos que moravam na cidade e passavam muitas horas no trânsito para irem estudar na vizinha Cuiabá.

Professora Iasmin e Almiro em uma das salas da nova unidade da Academia em VG.

Aulas de música lecionadas por quem ama música

Uma das grandes diferenças da Academia MR é sua equipe profissional, que conta com grandes nomes da música da região que simplesmente amam lecionar.

Professores Márcio e Iasmin

Além disso, os professores são em grande maioria os mesmos desde a fundação da escola, já que, como informa a professora de canto Iasmin Medeiros, tanto os fundadores quanto o corpo administrativo da academia, trabalham em harmonia, sempre se ajudando para trazer o bem estar aos profissionais com foco no aprendizado do aluno.

A profissional ainda informa que nunca havia trabalhado em um ambiente que lhe passasse o senso de pertencimento ao local, como ocorre na Academia de Música Maurice Ravel. Essa é uma realidade tanto para professores quanto para alunos.

Um exemplo é o estudante de violino João Maroto da Silva Freitas que, com 10 anos (5 como estudante de violino) já toca de forma maestral o seu instrumento. Tanto que já participa da orquestra da igreja e da escola em que estuda.

Confira o aluno João performando no violino

Todas essas informações ressaltam o sucesso da academia, que conta com pessoas qualificadas que amam o que fazem. Não é dar aula simplesmente por profissão, mas sim por amor.

Uma equipe engajada com a música vai muito além do corpo docente.

Para Márcio Silva, também fundador da Academia, a fórmula para o sucesso, além do trabalho árduo para entregar todas as condições aos alunos, é a já mencionada equipe profissional. Mas não somente do corpo docente, como também da parte administrativa. Também sendo uma equipe veterana na escola, eles se sentem parte de um projeto maior de acessibilizar o ensino da música, com o mesmo sentimento de pertencimento dos professores em relação à Academia.

Keslley e Ricardo estão há anos com a escola, e fazer parte do conjunto que agora acessibilizará a música na região de Várzea Grande é motivo de grande orgulho. Ambos já se sentem prontos para trabalhar na nova unidade.

A inauguração contou com a participação de professores, alunos, amigos e profissionais terceirizados da escola, com um farto café da manhã.

A cultura musical e seus ensinamentos são fundamentais para qualquer sociedade saudável, e acessibilizá-la, da forma mais abrangente possível, é um dos meios de se construir uma sociedade melhor. Ainda mais importante é quando este acesso é protagonizado por pessoas que entendem e amam o que fazem.

Como diria uma frase de Oscar Wilde, em sua obra O Retrato de Dorian Gray:

Se uma pessoa vive como artista, seu cérebro é o seu coração.”

Aos várzea-grandensses que quiserem aprender música,  podem encontrar a academia de Música Maurice Ravel no seguinte endereço:  rua Sebastião Rodrigues Souza, quadra 11, casa 5, Jardim  Costa verde

Por

Escritor, crítico e redator aficionado por livros e jogos eletrônicos. Conhecido como Veritas Volpe no ambiente artístico e literário.

Escreva um comentário