A Academia de Música Maurice Ravel apresentou, nesse último dia 26 de março, uma Cantata no auditório da Todimo que foi um verdadeiro espetáculo.
CantOU TONOu teve a participação dos alunos da academia que, recentemente, abriu uma nova unidade em Várzea Grande, trazendo ainda mais acessibilidade para quem deseja aprender música.
O evento foi dividido em 2 partes, sendo a primeira (mais curta) dedicada às canções gospel, e a segunda (que contou com mais alunos) para canções populares.
Um show Gospel cheio de talentos e muitos aplausos
A primeira parte, que teve início às 17h40, contou com uma participação incrível do público e gerou muitas emoções.
Eu tive o privilégio de acompanhar os ensaios antes do inicio da primeira parte e o clima já estava sensacional e lindo, com alunos ensaiando com um ânimo fenomenal, como se já estivessem performando para os convidados. Tive a honra de ouvir o professor (e fundador da escola) Márcio cantar Um Dia Frio do cantor Djavan, enquanto tocava violino.
E quando o show iniciou, nem preciso dizer que já havia uma multidão aguardando. Muitas pessoas vieram para acompanhar o evento, lotando as poltronas do auditório.
As pessoas não paravam de entrar, lotando o auditório na Todimo.
Provando como a música ajuda a ter uma vida social saudável (como por exemplo, tirando receios como falar em público), a aluna infantil Valentina Gabriela mostrou uma determinação de ouro, com muita calma e domínio, enquanto cantava Um Novo Dia Virá. Karla Solino, que cantou Alívio, além de interagir com o público, mostrou todo o seu talento com a voz e a expressão corporal enquanto cantava.
Mas quem causou a maior emoção foi a aluna Estella Marys, que, com sua habilidosa voz, cantou Em Teus Braços, arrancando lágrimas do pai que gravava, com orgulho, sua filha enquanto ela cantava. É desnecessário dizer que todos os alunos arrancaram muitos aplausos do público.
Recital popular cheio de canções nostálgicas
Renovar (como o outono) é pensar no passado e tomar novas decisões para o presente, passando por um processo de transformação. E sempre acompanhado deste sentimento vem a nostalgia, bem reforçada com as ótimas músicas clássicas escolhidas pelos alunos.
Após a maravilhosa abertura com o Madrigal (grande parte que havia cantado no recital Gospel), a aluna mirim Geovana Dias arrancou muitos sorrisos ao cantar A Casa, que foi seguida com as ótimas performances das estudantes Valentina Gabriela (Trem bala), Maria Júlia (Fico Assim Sem Você) e Heloisa Gomes (Peça Felicidade).
A melhor idade também fez um sucesso tremendo, mostrando que música internacional não vem só do inglês. Fernando de La Monica fez o palco ir a loucura com sua performance em Italiano de Il Mondo, da qual dedicou a um amigo, assim como Áurea Santana, que cantou Quizas, Quizas, Quizas, homenageando a professora de canto Alexandra com uma flor. Toshiko Rios, talento veterano da academia, emprestou sua habilidosa voz a uma música nacional, A Flor e o Espinho, recebendo muitos aplausos do público.
E como não falar de Denis Reimann e Julia Gabrielli? Quando vou aos recitais da Maurice Ravel já sei que ambos irão me arrepiar com seus estrondosos talentos musicais, sempre iniciada com uma fala social. Julia, antes de cantar Você é Linda, fez uma homenagem às mulheres, e Denis falou dos perigos dos tempos de censura, antes de cantar Como Nossos Pais.
Porém, a revelação maior foi Aline Werner, que cantou o clássico Still Loving You da banda Scorpions, ao lado do seu namorado na guitarra (da qual ela dedicou a canção) e só posso dizer que foi espetacular. Uma experiência musical da qual não esquecerei tão cedo.
O evento contou com canções performadas pelos professores de musica também, com um sensacional encerramento por Keslley e Queila Guimarães, uma experiência única de renovação misturando teatro e música da qual levou o público, literalmente, a derramar lágrimas.
Renovar é tempo de reflexão e não existe reflexão sem música, assim como não há primavera sem outono.
A abertura do evento contou com os professores Rosilene e Márcio