Parece que foi ontem quando comecei a revisar o primeiro esboço de um conto escrito por uma jovem muito talentosa do nosso estado. Divertido, épico e muito criativo, fazia tempo que eu não ria tanto ao lado de personagens incríveis em um livro com uma história igualmente sensacional.
E no dia 02/09 tive a oportunidade de entrevistar esse talento que, com somente 17 anos (9 residindo em Cuiabá), já soma, com sua criatividade, as obras que compõem os livros fantásticos produzidos em nossa região. Ela é ninguém menos do que a estilosa e criativa Any Caroline, autora da aventura de alta fantasia Boken.
Perfil da escritora Any C.:
- Nome completo: Any Caroline de Oliveira Soares
- Data de nascimento: 25/09/2004
- Idade: 17 anos
- Gosta do seu café: doce e forte, mas café é café e de qualquer jeito está bom!
- Livro Favorito: O Chamado do Monstro
- Autor favorito: Raphael Draccon
- Jogos favoritos: Our Life: Beginning & Always – Saga The Walking Dead (Telltale Games) – The Sims 4
A ideia de se tornar escritora precede sua vinda à Mato Grosso
Podendo sentar um pouco para conversar após toda a correria que antecedeu o lançamento do livro, a jovem autora de Boken comenta que, ainda criança, já pensava no que gostaria de fazer da vida. Foi quando residia no Paraná que a ideia de se tornar escritora surgiu em sua mente para nunca mais sair.
—
Vinicius: Quando você teve interesse em começar a escrever e qual foi o gatilho que fez você ir para essa área?
Any C: Acredito que o gatilho foi exatamente o objetivo de encontrar uma resposta para “o que fazer da vida”.
Vinicius: Você já havia realizado outros trabalhos de escrita anteriormente? Contos, artigos, etc.?
Any C: Somente em trabalhos de escola. Quando comecei, nessa época, a querer ser escritora, a professora da escola passava muitas coisas, tipo, falava a primeira frase de um livro e você tinha que continuar, e eu amava aquela atividade. Às vezes ela também fazia história em grupo, tipo, ela escrevia no quadro e cada um do grupo dava uma ideia.
E também tive uma época meio poetisa, da qual quando eu chegava nas pessoas, falava: “quando eu olho nos seus olhos…”, e fazia um poema mó nada haver haha. Eu era uma criança corajosa, as vezes quando eu escrevia alguma coisa da qual gostava, eu pedia à professora para ir lá na frente e falar para toda a turma haha.
Vinicius: De onde surgiu a ideia de escrever Boken?
Any C: Boken é uma mistura de tudo o que eu gosto, com alguns clichês de aventura e os tipos de personagens que eu mais gosto. O engraçado é que a ideia inicial era: e se eu fizer uma história que se passa dentro de um jogo, mas os personagens não sabem que se passa dentro de um jogo? Mas daí notei que não faria sentido, porque eles nunca vão saber haha.
Vinicius: De onde você inspirou os personagens do livro?
Any C: Olha, para criar as raças do Boken, por exemplo, eu peguei muito dos jogos de RPG da qual eu jogava com meu irmão, tanto que há algumas raças que eu achava que eram conhecidas, mas na verdade não são. Os personagens em si não são baseados em nada muito específico, mas possuem inspirações na mistura de traços de personagens que acho interessantes.
Uma família de artistas
Any C. vem de um núcleo familiar que respira arte. Com pais e uma irmã que são profissionais da música e um irmão desenhista, não tinha como nossa incrível escritora não ser um talento na área artística. E, além de escritora, também canta muito bem!
Vinicius: Como foi o suporte da família e amigos para a produção do livro?
Any C: Eles sempre apoiaram bastante. A maior preocupação deles é que escrita não dá muito dinheiro, então queriam que eu fizesse outra coisa em paralelo. Mas eles sempre me apoiaram muito que eu escrevesse, que eu lançasse livros.
Vinicius: Você quis passar alguma mensagem com o livro Boken?
Any C: Cara, eu não fiz Boken querendo passar uma mensagem. Eu queria contar aquela história que estava na minha cabeça, aquela história que eu estava vendo. Teve algum momento na minha escrita da qual, por estar acompanhando muitos escritores, comecei a me preocupar muito com isso [de passar uma mensagem], mas no final acredito que o conto tem o objetivo de contar mais a história desses personagens.
Mas uma mensagem que acaba tendo no livro é o da amizade. É um valor muito alto para a Ainy [a protagonista].
Vinicius: Quais são seus livros e autores favoritos?
Any C: Raphael Draccon, autor nacional de alta fantasia, da qual sua tetralogia de livros Dragões de Éter está na lista dos meus favoritos, e Nicholas Sparks, que é um autor super famosinho de romance haha.
Nos livros favoritos, gosto muito de O Chamado do Monstro [do autor Patrick Ness], meu livro favorito da vida, quando li ele com 11 anos virou muitas chavinhas na minha cabeça. Também gosto muito de A Menina Que Roubava Livros [do autor Markus Zusak], que é um livro maravilhoso.
Vinicius: Resuma seu livro em uma só frase.
Any C: Nossa, essa é difícil. Na última semana as pessoas têm me perguntado sobre o que é meu livro, e eu sempre começo dizendo que é sobre uma bruxa, e é fantasia haha… mas, acho que seria:
Um Caos Bom.”
Vinicius: Pode nos dar uma palinha da sequência de Boken?
Any C: No primeiro capítulo, os personagens irão à uma feira, na região dos vampiros. E eu gostei tanto de escrever essa parte porque não estava planejada haha, o resto vocês vão saber no livro.
———
Para ajudar essa escritora talentosa que, com seus 17 anos já lançou um livro fantástico, basta acessar os seguintes sites:
https://loja.uiclap.com/titulo/ua20884
ou
https://www.amazon.com.br/Conto-Bruxa-Any-Caroline-ebook/dp/B0BCX7FF8M/ref=sr_1_2?crid=18NH44D4TVX7R&
e adquirir o seu!