Autor: Nancy Holder
Ano: 2002
Distribuidora:
Pocket Books

O universo Buffy (Buffyverse) é repleto de livros com contos originais escritos pelos mais diversos autores, sendo os mais conhecidos a escritora Nancy Holder e Jeff Mariotte. Quando comecei a ler Buffy – The Journals of Rupert Giles (Os diários de Ruper Giles), pensei que leria uma aventura única e original da Caça-Vampiros. No entanto, assim como em Angel – Bem-vindo a Los Angeles, o que obtive foi um reconto de 3 episódios da série de TV.

Para não ser injusto com o livro, ele não chega a ser somente um reconto dos seguintes episódios:

  • “Helpless” (Indefesa) – 3º temporada
  • “A New Man” (Um Novo Homem) – 4º temporada
  • “Blood Ties” (Laços de Sangue) – 5º temporada

o conto também possui uma introdução original, de poucas páginas, na qual Giles, com o objetivo de evitar que Buffy tenha mais um aniversário repleto de perigos (cada um dos episódios mencionados acima ocorre no aniversário da personagem Buffy, em diferentes temporadas), faz um acordo com um demônio, a fim de protegê-la. Para isso, ele terá que passar por três provas, enquanto narra a aventura desses três episódios para o demônio Krathalal.

Buffy Aniversário.
Como ocorrem nos episódios de TV, Buffy sempre passa por perigos em seu aniversário, tendo que lutar contra vampiros e outras ameaças

Não entregarei spoilers aqui, mas no final de cada capítulo dos episódios de TV narrados no livro, ocorre uma pequena conversa, onde Giles e o demônio Krathalal trocam palavras. É interessante notar que, se o leitor considerar este livro uma obra canônica com os episódios de televisão, Giles acaba sabendo de informações antes desconhecidas a ele, já que o demônio mostra visões de Buffy e a gangue em situações na qual o Sentinela não esteve presente. Este fato traz algumas opiniões interessantes na visão de Giles na qual, pelos episódios de TV, não teríamos acesso.

O problema que tive com este livro é que ele é, literalmente, um resumo dos episódios mencionados a cima. Com um pouco mais de 180 páginas, o livro da pouco espaço para explorar outros aspectos em que os episódios de televisão não conseguiram mostrar.

The Journal of Rupert Giles
Giles sempre foi mais do que um Sentinela para a Caça-Vampiros; foi uma figura paterna e conselheiro. Porém, devido ao Conselho dos Sentinelas, a confiança entre os dois começou a desintegrar-se.

Quando peguei este livro, pensei que leria uma aventura original do personagem Giles. Como ele pensou durante as outras situações da qual não fez parte. Ao invés disso, temos resumos literais dos episódios, com um conto original muito curto aparecendo entre uma narrativa e outra. Ver as opiniões de Giles (na qual deveria ser o personagem principal, levando em consideração o título do livro) é o que faz desta obra uma experiência interessante, porém essas seções são raras e rápidas, desaparecendo quase no mesmo momento em que surgem.

SPOILER!!!

No entanto, tive de tirar meu chapéu para um pequeno detalhe do livro. Nos dois últimos episódios, na qual ocorrem durante a 4° e a 5° temporada, Giles e Buffy possuem uma relação um tanto fria.

Com a personagem Buffy mais madura e situações que afastaram ambos os personagens, sempre me perguntei como Buffy e Giles viam um em relação ao outro, já que, na ausência do pai, Giles sempre foi a figura paterna de Buffy. E devo dizer que nisso o livro não se perde!

Ao ler as palavras que Giles ainda era considerado família, e não um amigo, nas palavras de Buffy, me fez sentir bem com a história, como eu não consegui sentir nos episódios de televisão, que nunca deixaram claro, após o afastamento de ambos os personagens, o que um sentia pelo outro (respeito e confiança, principalmente).

[collapse]
Rupert Giles nos quadrinhos
Rupert Giles, nos quadrinhos lançados pela Dark Horse.

Veredicto

Senti que fui enganado ao adquirir Buffy – The Journals of Rupert Giles. Pensei que leria uma obra focada no Sentinela de Buffy e, apesar de Nancy Holder ter jogado uma curta história original nos entrementes do livro, ainda não passa de um resumo; um guia de 3 episódios da série de televisão Buffy. Espero no futuro encontrar uma livro que explore melhor o personagem Giles em uma história original centrada somente no personagem.

Obs: este livro nunca foi lançado no Brasil e por esse motivo não possui tradução em português.

Por

Escritor, crítico e redator aficionado por livros e jogos eletrônicos. Conhecido como Veritas Volpe no ambiente artístico e literário.

Escreva um comentário