Autor: Ashley McConnell
Ano: 2004
Distribuidora:
Pocket Books

Todos os fãs de Buffy/Angel sabem o quanto a terceira temporada da série Angel nos deixou com o coração na mão quando Wesley trai a equipe (acreditando ter as melhores intenções) e o quanto isso divide o time de investigações Angel.

O Livro dos Mortos (Book of the Dead) é um dos dois contos escritos por Ashley MaConnell (o outro sendo These Our Actors, do seriado Buffy) e se passa algum tempo depois da separação de Wesley com a equipe. Pryce já atua por conta própria e Angel começa a perdoar internamente o antigo amigo e colega de trabalho, apesar de não admitir esse fato para si mesmo.

É neste contexto que a história se desenrola.

Livro dos Mortos quarta temporada da série
O Livro dos Mortos se passa durante os eventos da 4º temporada de Angel

The Book of the Dead é um conto criativo, porém confuso

A primeira metade do livro é muito nostálgico, remetendo literalmente a um episódio da quarta temporada da série. Temos Fred e Gunn em uma missão para destruir monstros, um jovem estudante que começa a brincar com poderes arcanos e Cordelia tendo mais uma de suas visões nada amigáveis pelos “Poderes que são (Powers That Be)”.

No entanto, assim que todas as peças do conto são apresentadas, o livro se torna uma salada confusa, dando foco em eventos insignificantes e, por vezes, esquecendo personagens importantes por longos períodos de tempo. E me dói dizer isso, porque o núcleo da história, o Livro dos Mortos, foi realmente uma ideia criativa na qual eu gostaria muito de ter assistido em algum episódio da série na TV.

O mais engraçado é que o Livro dos Mortos, o objeto do conto, só ocorre da metade do livro em diante.

Wesley Wyndam-Pryce tem um papel fundamental na história

Para quem conhece minhas análises do universo Buffy e Angel sabe o quanto sou fã do personagem Wesley. Sua transformação é completamente orgânica e crível na série televisiva. Isso o transforma em um dos personagens mais interessantes já escritos na minha opinião, por isso sempre busco obras que passem o holofote para ele.

Nos poucos contos centrados neste personagem, Book of the Dead é sem dúvida uma narrativa que se encaixa muito com sua personalidade.

Book of the dead Angel, Wesley e Cordelia
Os queridos personagens da série de TV estão presentes no conto.

O Livro dos Mortos é um compêndio antigo que possui as magias mais arcanas, raras e poderosas da humanidade. Ele contém as magias dos magos, bruxos, monstros, etc… mais célebres que já caminharam pela Terra e que misteriosamente sumiram. Isso porque o livro literalmente suga para dentro a pessoa (ou o ser) que o lê, e dentro dele, um monstro o persegue, o devora e vomita palavras no livro que são nada menos que o conhecimento arcano da vítima.

Todo estudioso de magias arcanas, como Wesley, não conseguem resistir a tentação de ler (e consequentemente ser sugado) pelo Livro dos Mortos.

Um grande conto desperdiçado em muitas páginas

As quase trezentas páginas do livro, infelizmente, decorre como um episódio comum de pouco impacto da série Angel. Temos um estudante que rouba um livro antigo que, apesar de sua história começar interessante, simplesmente é esquecido em determinado ponto do livro para retornar somente no final, sem explicação alguma; batalhas contra monstros que se prolongam por muitas páginas e um foco desnecessário em Lilah Morgam e a Wolfram & Hart.

Se as páginas do livro tivessem explorado pontos como a origem do Livro dos Mortos, a pessoa (ou criatura) que a criou e aprofundado mais nos conflitos entre o time Angel e Wesley, talvez teríamos um conto mais interessante.

Livro dos Mortos Angel Wesley
Lilah e Wesley acabam se envolvendo romanticamente quando o personagem é abandonado pelo time de investigação Angel.

O livro até proporciona partes interessantes, como um antigo amigo da academia de Watchers de Wesley o visitando e o mistério por trás da destruição do instituto em Londres. Mesmo assim, não é o suficiente para salvar o livro que, apesar da ideia interessante, não é recomendável para quem não é fã da série ou do personagem Wesley Wyndam-Pryce.

Por

Escritor, crítico e redator aficionado por livros e jogos eletrônicos. Conhecido como Veritas Volpe no ambiente artístico e literário.

Escreva um comentário