Escritor: James Swallow
Distribuidora: Del Rey
Ano: 2011
Antes de começar a analisar esta obra, preciso dizer o quanto gosto do jogo que originou o livro. Deus Ex revolucionou os jogos de tiro em primeira pessoa no ano 2000, misturando diversos elementos de RPG e aventura, que o fez ganhar diversos prêmios e ficar mundialmente conhecido. O mesmo vale para o segundo título da franquia e o último game da serie, Deus Ex Human Revolution, na qual é baseado este livro.
O que mais me atrai nestes jogos são as questões sociais e políticas que ele envolve. Diferente das mídias que tanto protegem o império Norte Americano e o capitalismo desenfreado, a saga de jogos Deus Ex sempre deixou a critério do jogador escolher no que acredita. E o melhor é que o jogo mostra todos os lados, fazendo com que o jogador encontre personagens diversos como americanos, chineses, russos; assim como sistemas, sejam eles capitalistas, socialistas, comunistas, anarquistas etc… e sem proteger ninguém e a nenhum sistema! Falando bem e mal de todos os lados.
Minha grande preocupação quando peguei este livro foi exatamente isso: como ser fiel a saga, já que o jogo me proporciona o direito da escolha, diferente do livro, que me passará a ideia direta do escritor?
Pois bem, logicamente isso não ocorre. Aqui temos apenas a visão do protagonista, Ben Saxon. O livro se passa em diversos países em um futuro próximo, onde os humanos vivem cada vez mais dependentes de próteses, substituindo seus membros orgânicos (braços, pernas, olhos, etc…). Conforme a tecnologia avança, um abismo social é criado entre as pessoas com condições de adquirir e manter estas próteses e os seres humanos completamente orgânicos. Se você procura uma história ideológica de cunho político, social e filosófico, recomendo muito os jogos eletrônicos, mas não o livro!
O livro é uma conexão direta com os jogos eletrônicos…
A obra escrita por Swallow foca mais na ação, apesar de manter os assuntos filosóficos em pauta e ativos. O problema é que em vez da ação ser consequência da história, é a história que é consequência das ações, e isso funciona muito bem em um jogo na qual você escolhe seu caminho, mas não em um livro ondes as escolhas são todas pré-definidas segundo as escolhas do escritor.
Icarus Effect faz um bom trabalho em ser um fan service par quem jogou o game. O livro é uma especie de prólogo para os acontecimentos do jogo Deus Ex – The Fall, e também para o 3° jogo da série (Human Revolution). Aqui temos uma ideia sobre a vida dos chefes que temos que enfrentar no 3° game, já que Ben Saxon trabalha junto deles. Este fato possui uma vertente boa e ruim. Ela é boa em relação ao personagem Hermann por exemplo, o alemão que aparece no primeiro game da série, já que mostra um pouco de suas origens; porém estraga completamente os demais chefes do 3° jogo. Temos vilões que seguem ordens a cega, se tornando “vilões” simplesmente por “querer ser“, sem um ideal maior. Este fato vai totalmente contra o que a série de jogos nos proporciona, que é mostrar que não existe um lado bom e um mau, só ideais diferentes e seus conflitos.
O que falar do livro? Não recomendo se você não jogou o game. Não há a mesma filosofia encontrada nos games, o que transforma Deus Ex Icarus Effect em um livro de “sessão da tarde”, porém mais robusto, apesar de nada inovador. Se você gosta do jogo, pode ser uma ótima adição, se você procura uma leitura mais significativa, recomendo procurar por outros livros. Lembrando que Icarus Effect ainda não foi traduzido para o português, porém é fácil encontrar em sites com vendas de livros internacionais.
Glossário
- Fan Service: obra realizada em cima de um produto/marca que possui grande número de fãs, com o intuito de vender mais, geralmente utilizando menos recursos e cuidados na realização do mesmo.
- James Swallow: escreveu as histórias de Deus Ex Icarus Effect, Deus Ex Human Revolution e Deus Ex The Fall, além de diversos outras obras de ficção de sucesso, como Stargate, 24 horas, etc…
- Ben Saxon e Anna Kelso: Protagonistas do jogo de celular Deus Ex The Fall e do livro Deus Ex Icarus Effect.
- Hermann: um dos antagonistas (conforme as escolhas do jogador) no primeiro jogo da série.