Produtora: CING
Distribuidora: Tecmo
Plataformas: Nintendo DS
Gênero: Novela de crime interativo, adventure
Ano: Abril de 2010 (Mundo), Dezembro de 2009 (Japão)

De todas as empresas independentes do Japão, poucas trabalhariam com grandes nomes como a Nintendo, Capcom e Tecmo como o time de profissionais do estúdio CING trabalhou.
Para quem desconhece, a empresa foi responsável pelo jogo Little King’s Story para o Nintendo Wii, um dos jogos mais aclamados e, sem sombra de dúvidas, originais para o console da Nintendo. Porém, a fama do estúdio se da pelos grandiosos jogos de mistério, no estilo adventure, que lançou, utilizando ao máximo as capacidades das plataformas Nintendo DS e WII. Apesar de Again ser um título para o DS da Nintendo, este game foi realizado em parceria com a Tecmo.

Again foi o penúltimo game da empresa, e é provavelmente o mais desconhecido. O afastamento pelos fãs é compreensível, porém um equívoco. A empresa resolveu utilizar em Again atores de verdade, quanto que nos jogos de mistério anteriores realizados pela empresa era utilizado a grandiosa arte de Taisuke Kanasaki (金崎 泰輔), que transformou a jovem Ashley e o ex-polical Kyle em referências de protagonistas das novelas de crime interativo.

Again DS personagens da Cing
Diferente entre os desenhos e a realidade (da esquerda para a direita): Kyle Hyde (Hotel Dusk/Last Windows), Ashley Mizuki Robins (Trace Mamory/Another Code R) e Kate Hathaway (Again DS).

No entanto não é a primeira vez que a CING havia utilizado atores de verdade. Glass Rose, primeiro jogo de mistério da empresa, feito em parceria com a Capcom (Street Fighter, Mega Man, etc…), apesar de utilizar arte realista, os atores eram todos reais.

Again DS possui todos os ingredientes: Ótima história, gráficos bons e uma trilha sonora de tirar o fôlego!

Além de Again ser bem atuado e ter um estilo próprio, também conta com uma grande história de mistério, escrita por Rika Susuki, a mesma dos outros jogos da série da CING, como Trace Memories e Hotel Dusk. O jogo possui uma trilha sonora de tirar o fôlego e abusa da capacidade das duas telas do portátil Nintendo DS. E apesar de utilizar fotos, há diversos efeitos e desenhos artísticos, como as transições de tela e o mapa da cidade fictícia de Clockford.

Clockford que, inclusive, esta passando por problemas! Controlando os agentes Weaver e Hearthway, o jogador deverá desvendar crimes que ocorreram 19 anos atrás (no tempo do jogo) por um assassino nunca capturado, intitulado de Providence pela mídia. Este criminoso voltou a atuar na cidade nos tempos atuais, e cabe aos protagonistas (e ao jogador, logicamente) tentar resolver este mistério.

Again DS - Jonathan Weaver
Jonathan Weaver, um dos protagonistas do game, possui ligação direta com os crimes que ocorreram no passado: foi o único sobrevivente!

O jogo possui 3 crimes distintos, porém conectados de alguma forma, e diferente dos primeiros jogos lançados do Sherlock Holmes, estes mistérios são fáceis de acompanhar, sem deixar o jogador perdido na trama. O jogo funciona como os seriados de mistério japonês, como se fosse por episódios, com transições de dia para dia. Apesar da CING se diferenciar em tudo em relação a outros jogos do gênero, tanto em arte quanto áudio, em Again para DS ocorre o mesmo que nos demais jogos da empresa para o portátil: ele aproveita ao máximo as duas telas do vídeo game da Nintendo para trazer uma jogabilidade inovadora.

Again DS - gameplay
Entrevistar pessoas e conferir arquivos dos crimes ocorridos no passado é uma das maneiras de interação do jogo. Mas tem mais!

Estando conectado diretamente com os assassinatos e sendo o único sobrevivente, ainda criança, do criminoso Providence, Jonathan Weaver, o protagonista de Again, trabalha para o FBI e possui uma habilidade muito especial: pode ver o passado. Assim, o jogador, além de ter de entrevistar outros personagens e visitar os diversos locais da cidade de Clockford, deverá reconstruir as cenas do crime, enquanto a tela da esquerda do portátil mostra o passado, e da direita, onde possui o touch screen do Nintendo DS, o presente. Esse fator traz alguns quebra-cabeças muito inteligentes, porém nada impossíveis de solucionar.

Again DS - passado e presente
Jogabilidade inovadora e simples sempre foram um frente da CING, e em Again DS não é diferente.

Again DS é simples de jogar, recomendado para leitores e jogadores que anseiam por um bom mistério

Se você não é fã de vídeo games mas curte um bom mistério, recomendo muito Again DS. Ele não é difícil de se controlar, com a interação maior sendo clicar em locais e perguntas durante os diálogos, com pouca interação que exija mais reflexo, como muitos jogos por aí. Altamente recomendado para quem gosta de mistérios similares a Twin Peaks.

Again DS com café
Edição americana do jogo no escritório do Café com Leitura.
Por

Escritor, crítico e redator aficionado por livros e jogos eletrônicos. Conhecido como Veritas Volpe no ambiente artístico e literário.

Escreva um comentário