Saindo de Sakuragaoka em Shenmue até às noites perigosas em Kamurocho de Yakuza, a Sega traz um game com uma abordagem diferente em sua série de jogos de Beating Up. Prepare-se para Judgment!
Judgment começou de maneira tímida no ocidente, sendo um exclusivo para o Playstation 4. No entanto, com uma sequência planejada para o final deste ano (Judgment Lost Case – Caso perdido) o game já está sendo portado para o último console da Microsoft.
Diferente de Yakuza na qual o foco são as lutas entre famílias mafiosas, Judgment coloca o jogador na pele de um advogado que se torna detetive durante os eventos protagonizados por Kiryu, lá naquele perigoso distrito de Kamurocho.
Yagami, o mais novo protagonista da série Ryu Ga Gotoku, até briga nas ruas como nos games da série Yakuza, mas com menos frequência, dando espaço para novas mecânicas de jogo voltado para investigação criminal.
Judgment: um game de pancadaria e investigação
A série Yakuza têm complexificado sua mecânica de lutas a cada jogo, se tornando cada vez mais técnico e preciso, o que pode afastar jogadores mais casuais. Judgment, com sua mecânica de duas modalidades de luta com comandos simples e batalhas menos puxadas, torna este beating up muito mais acessível à novos jogadores que desejem experimentar a série.
Para compensar a quantidade de mecânicas novas, as batalhas ficaram menos frequentes também (o que da total sentido à história, já que não controlamos um membro da Yakuza, mas sim um detetive).
Yagami, além de brigar e explorar os mini jogos da cidade, também terá de investigar cenas criminais para encontrar pistas, identificar pessoas com as informações que tiver em mãos, seguir de maneira furtiva algum alvo, arrombar portas e até mesmo controlar drones para adquirir provas de maneira um tanto ilícita. Além disso, momentos de interrogatórios farão o jogador pensar em qual pergunta escolher primeiro para ganhar pontos de experiência extra e aumentar suas habilidade.
Os pontos de experiência ganhos não serão utilizados somente para adquirir novas habilidades de luta, como golpes novos e aumento da barra de vida, mas também poderão ser gastos em melhorrias nas habilidades de investigação, como vibração do controle ao estar próximo de uma pista ou facilidade para arrombar fechaduras.
Narrativa em Judgment imita as séries de investigação japonesa
É claro que para uma boa investigação é necessário uma boa história, fator que têm sido melhorado a cada game da série Yakuza, no entanto temos uma perca de qualidade em Judgment em relação aos outros jogos da serie.
Não me entendam mal, Judgment tem uma história muito bem dirigida, no entanto a série Yakuza possui sua narrativa voltada para ação e vingança, na qual nós, público ocidental, já estamos habituados. O recente Like a Dragon (que introduz uma nova mecânica de RPG ao universo da série Yakuza) é um exemplo disso, com uma história que nos deixa querendo saber o que vai ocorrer a cada cena.
Judgment, por outro lado, está na pegada das séries burocráticas do Japão (o que eu particularmente gosto muito) mas pode afastar jogadores que buscam um tema mais “ocidental”. O início não é tão surpreendente quanto a série Yakuza, e o desenvolvimento da história acontece em um passo mais lento que a série originária. Isso se dá ao fato de que em Judgment é o jogador que da sequência aos eventos da história, já que além das brigas é necessário descobrir as pistas que darão progressão à narrativa.
Gostaria de deixar uma observação: eu assisti duas séries no Crunchyroll há muito tempo atrás que me lembram muito Judgment. Eram séries de advogados que resolviam mistérios e é praticamente o que Judgment faz. Estou me odiando neste exato momento por não lembrar o nome das séries, e o Crunchyroll removeu maioria dos J-Dramas da época em que eu assistia = (
Para finalizar a observação, acho o ator que traz vida ao personagem principal Yagami, o renomado Takuya Kimura, me lembra muito o ator da série de investigação policial Galileo (outra série disponibilizada no Crunchyroll haha).
A narrativa ocorre, como de praxe, em diversos pontos da fictícia e já tão conhecida Kamurocho. Um jogo com foco maior na investigação do que nas batalhas faz a gente esperar mais da exploração na cidade, no entanto parece que esse fator diminuiu demasiadamente em relação aos jogos anteriores, o que é realmente uma decepção.
Mesmo tendo clássicos como Fighting Vipers (saudades do amado Sega Saturno) e Virtua Fighter V; até mesmo um jogo original, Kamurocho of the Dead, no maior estilo The House of the Dead, o jogo possui pouca coisa para encontrar na cidade. O primeiro Yakuza (e consequentemente o remake Kiwami) haviam as chaves para abrir os lockers da estação e o mais recente, Like a Dragon, os cofres no meio da cidade para serem encontrados. A exploração em Judgment se limita a tirar foto de gatinhos ao ouvir miados durante a investigação (o que é bem legal para ser sincero. Esses felinos sabem se esconder!) e tirar foto de banners promocionais.
Existe também as missões secundárias, apesar de maioria ser atrelada às muitas lojas do distrito, geralmente solicitadas pelos atendentes dos estabelecimentos. Ocasionalmente haverão investigações secundárias, que são muito fracas se comparadas as investigações principais, se tornando mais um estorvo do que um adicional ao game.
E claro, podemos nos alimentar com a vasta cozinha de Kamurocho na cidade, comprar disfarces para as missões e ocasionalmente visitar algum doutor para recuperar a barra de vida perdida, no maior estilo Dark Souls.
Algumas missões secundárias incluem tirar uma selfie, o que proporciona momentos bem engraçados com o rosto do ator Kimura com os NPCs da cidade, que aliás estão muito bem feitos.
É claro que gráficos de tirar o fôlego não são uma novidade na série Yakuza. Desde que teve sua primeira iteração no Playstation 3 (no Playstation 2 os gráficos ainda eram medianos), Kamurocho e seus habitantes são um colírio para os olhos. A trilha sonora não fica atrás, seja as empolgantes músicas enfrentando os chefes (acredite, é de tirar o fôlego) ou os discos de vinil que você poderá escutar na agência de detetives do Yagami, que tem uma atmosfera um tanto Noir, principalmente se deixar a perspectiva em 1º pessoa.
Judgment está longe de ser um jogo complexo de detetive. Grande parte das ações disponíveis são as mesmas da série Yakuza, tendo que ir do ponto A ao B, porém com elementos de investigação. Por tanto, se você busca mistérios complexos e com uma mecânica mais livre de investigação, Judgment pode desapontá-lo, já que está longe de ser como os jogos mais recentes do Sherlock Holmes, por exemplo. A vantagem deste fator é que além das lutas simplificadas, as sessões de investigação também se tornam mais acessíveis a jogadores casuais para este gênero.
Judgment certamente traz mais acessibilidade para jogadores novos à série (apesar de ser necessário o conhecimento da língua inglesa, já que a Sega continua não investindo em traduções em português), diminuindo consideravelmente a dificuldade e quantidade de lutas e trazendo um sistema de investigação bem amigável.
Para os antigos amantes da série Yakuza, peço que não se afastem deste jogo, mesmo sendo menos complexo, já que você terá a oportunidade de interagir na série icônica da Sega de uma maneira diferente; não como um gangster, mas sim através dos olhos da justiça.