Toquem os Sinos! O final de mais um ano chegou trazendo o sagrado momento para celebrar ao lado da família e dos amigos.

E para iniciar as férias com muita música e alegria no coração, a Academia de Música Maurice Ravel realizou o evento Toquem os Sinos – As Férias Estão Chegando, ocorrido no auditório da Todimo nesse último dia 10 de dezembro.

Diferente (e tão mágico quanto!) Encantos da Primavera ocorrido em Outubro, Toquem os Sinos teve as performances dos alunos adolescentes e adultos (salvo raras exceções) no evento.

Dividido em três partes, confira abaixo o que rolou nos mágicos momentos do evento:

O evento começou com instrumentos de cordas
O evento começou com instrumentos de cordas

Parte 1 – Cordas a todo vapor!

Os professores Cleiciano e Márcio realizaram a abertura do evento, onde ambos performaram junto dos alunos ao longo das apresentações. Márcio Silva, um dos fundadores da academia, trazia de tempos em tempos curiosidades sobre os instrumentos musicais, da qual o publico interagia com igual e vibrante alegria.

Julia Lima e Izabella Pereira foram as primeiras alunas a performarem, ambas tocando 2 canções, e exibiram a qualidade do evento, que contava com equipamentos profissionais e o som limpo como cristal.

O violão popular, que ganhou mais espaço devido a quantidade de alunos que o manuseiam, teve destaques como Danilo Rocha que, além de tocar, também cantou Os Teus Sonhos; e Rosilene Leite, que performou junto do professor Cleiciano. Até mesmo o cavaquinho, magistralmente tocado pelo aluno Ramon Castro, teve espaço no evento.

Com o encerramento da parte 1 pelo aluno Ramon Castro tocando Armadilha e As Rosas Não Falam, mais pessoas foram chegando para assistir o evento, com muitas cadeiras sendo ocupadas ao iniciar a próxima sessão.

Professor Márcio (esquerda), com toda sua eloquência e carisma, elevou a energia do público durante o evento

 

Parte 2 – Duetos brilhantes!

A abertura da parte 2, por Eric Fernandes, recebeu muitos aplausos, que continuaram fortes após as apresentações seguintes por Sabrina Fernandes e Márcia Regina.

E continuou com a incrível informação que os próximos dois alunos, “Manu” (Emanuelly dos Santos) e Ciro Bizelli, ambos com menos de 3 meses de curso (a Manu tendo só 1º semana de aulas) reuniram coragem e participaram ativamente do evento, exibindo como a arte da música, além de ensinar a performar belas canções, também ensina coragem e autoconfiança às pessoas, independentemente da idade.

Com somente 1 semana de aulas na academia de música MR, Manu, como é conhecida, já tem coragem para tocar o violino ao vivo no palco

A Viola de Arco (também conhecida como Viola Clássica, como o professor Márcio ensinou ao público) teve grande importância no evento, principalmente devido ao que me pareceu ser um dos grandes nomes do espetáculo: Rafael Karczevski (até o nome já tem força artística!), que também participou nos duetos e tocou com uma nitidez sem igual, tanto sozinho quanto ao lado da professora Stella Gasparetto (caramba, mais um nome artístico!) e Ricardo Gonzaga (iremos voltar a este outro grande nome na parte 3).

Márcia Regina performou de maneira esplêndida e estava tão concentrada que acabou perdendo algumas notas, ao que pediu para reiniciar a música. O resultado foi a performance que já estava boa ficando ainda melhor, e contou com uma saraivada de alegria por parte do público

E claro, falando em cordas, não podemos esquecer do encerramento com 4 músicas com o poderoso Violoncelo, performados por Bruno Silva, Sonia Lourenço e a professora Lenay Soares.

Bruno Silva, Sonia Lourenço e a professora Lenay Soares encerraram a parte 2

Parte 3 – Que toquem os Sinos… digo, as Teclas!

A abertura dos instrumentos de teclas começou com uma performance perfeita da música Clair de Lune, com som nítido e compassado pelo veterano nos eventos da academia Ricardo Gonzaga, seguido pelo aluno Yan Luiz Marcon, que também tocou de forma profissional a música Valse d’ Amelie. O telão ao fundo exibiam lindas imagens natalinas trazendo o contraste do inverno com o calor do nosso estado, criando um cenário lindo e prosaico com as músicas performadas no show, especialmente com as músicas tocadas pela dupla de pianistas.

As apresentações individuais contaram com muitas obras de sucesso. Somewhere Over The Rainbow (do filme O Mágico de Oz) e The Scientist (Coldplay) foram as mais tocadas e Hedwig’s Theme (do filme Harry Potter) performada pela aluna Patricia Esgoti contou com grande alegria do público. Um dos momentos mais emocionantes da apresentação foi a canção Lovely, performada por Any Caroline Soares ao lado de Ricardo Gonzaga, representando os cantores Billie Eilish e Khalid.

A apresentação de violão, que teve um pequeno espaço na parte 3, contou com momentos nostálgicos de grande clássicos que prenderam a atenção do público, principalmente as canções Acima do Sol, performada por Sarah Bento (que continuou tocando a canção no violão mesmo após a queda da palheta!) e Flor e o Beija Flor por Paulo Lisboa que contou com participação da voz ativa do público, que cantou junto.

Tivemos também apresentações à 4 e 6 mãos no piano, que contou com músicas Natalinas e foram performadas ao lado dos professores, entre eles Rosilene Carvalho, uma das fundadoras da academia. No piano à 4 mãos, era visível a felicidade da conquista em cantar em público no rosto de Gabriely de Almeida e sua colega de música Nicole Oliveira.

Ainda na apresentação individual, os pianistas Ricardo Gonzaga e Yan Marcon voltaram a performar. O aluno Yan, mesmo com todo o excelente talento e muitos aplausos do público que acompanhou online, voltou cabisbaixo do palco por achar não ter performado como desejava a música Binks no Sake. Mas nem esse fator foi o suficiente para desanimá-lo e voltar ao palco com um triunfo, com sua mais do que excelente performance na música de encerramento do evento pintinhos no terreiro.

Ricardo Gonzaga foi um dos grandes nomes do evento!

Ao longo desses dois anos de Covid-19, tivemos poucos momentos coletivos de alegria, estando muitas vezes de luto por tantas pessoas que partiram para ficar ao lado de Deus. Momentos como o evento Toquem os Sinos ficarão guardados no coração como uma das boas memórias coletivas que tivemos em 2021, e a esperança e a alegria deste evento, com toda certeza, serão carregados para o ano que está por vir.

Quer colocar esses incríveis momentos na memória de seu 2021? Acompanhe o evento pelo vídeo abaixo:

 

Por

Escritor, crítico e redator aficionado por livros e jogos eletrônicos. Conhecido como Veritas Volpe no ambiente artístico e literário.

Escreva um comentário