Autor: Roberto Hirao
Editor: Arthur Nestrovski
Editora: PubliFolha
Ano: 2009

Estou há tempos para fazer uma análise deste livro e sinceramente não sei se conseguirei fazer jus à importância do mesmo. Não somente pelo seu conteúdo rico e informativo, mas também porque devo a ele uma pequena parcela do meu interesse ao jornalismo.

Antes de iniciar a análise, fique avisado que recomendo este livro à todos que gostem de uma boa leitura, não limitando somente a jornalistas. Evidentemente, este livro pode interessar mais a quem pertence ao ramo da comunicação e também historiadores do Brasil contemporâneo.

Um grande livro por um grande jornalista

Roberto Hirao faleceu em 2012 deixando um grande legado e negando ao Brasil sua vasta experiência na área da comunicação.

O jornalista foi repórter, redator, diretor de redação e ajudou nos alicerces que transformariam o Folha em um (se não o maior) meio de publicação da imprensa brasileira. No entanto, quando decidiu escrever um livro, resolveu pegar um cargo diferente dos mencionados: o de Ombudsman.

O que é um Ombudsman?

No jornalismo, um Ombudsman é aquele que fica entre a redação e seus leitores. Sua função serve de mediador, tendo grande contato com o público que assina e lê o jornal na qual trabalha, ao mesmo tempo que passa essas informações para a redação, com o propósito de corrigir erros, passar elogios e mensurar a satisfação dos leitores em relação ao jornal.

Não é tarefa fácil. Ser um Ombudsman é não estar 100% alinhado com as decisões do jornal, e também ser crítico de qualquer informação passada pelos leitores da publicação.

Do que se trata o livro 70 Lições de Jornalismo?

70 Lições de jornalismo é um livro que engloba os principais acontecimentos do Brasil e do Mundo entre 1992 à 1994 enquanto Hirao trabalhava como Ombusman do Folha da Tarde.

Uma das mais fascinantes experiências de minha vida profissional aconteceu longe das redações, porém mais perto dos leitores.” – Prefácio do livro por Roberto Hirao em relação ao seu cargo de Ombudsman, março de 2009



Roberto Hirao separa o livro em 70 capítulos, cada um possuindo de 2 à 4 páginas; em cada capítulo uma lição.

As informação noticiadas no livro vão da renuncia de Fernando Collor, fotos apresentando nudez ou alguma cena violenta em uma matéria, cobertura de eventos, previsão do tempo e até mesmo cobertura de esportes, como quando a seleção feminina de basquete se classificou para as olimpíadas pela primeira vez e ficaram relegadas em sessões escondidas do jornal.

Depois da informação apresentada por Hirao (as vezes acompanhada de uma foto do jornal impresso), temos os comentários do mesmo em relação ao assunto apresentado, e também ao que os leitores, na qual ele conversou na época como Ombudsman, tiveram a dizer sobre a matéria.

Amigos da área de comunicação já me informaram que Hirao era desses jornalistas que acreditavam que não se pode passar a opinião do profissional na notícia  apresentada (o que eu concordo, mas não acredito que seja possível a imparcialidade total), porém como Ombudsman ele possuía a função necessária para ter uma opinião diferenciada do jornal, baseada no que ouvia da opinião publica que o cargo exige.

Por que todos deveriam ler 70 Lições de Jornalismo?

O final de 2018 foi um período conturbado para o Brasil. Entramos o ano seguinte (2019) e iremos, infelizmente, terminá-lo com a vitória da desinformação.

70 Lições de Jornalismo é um livro sem lado, sem partido, sem ideologia. Hirao mostra os dois lados da moeda, sempre escutando os leitores mas defendendo certas decisões dos jornais, mesmo quando não tem o apoio popular. Se tem uma coisa que o livro deixa claro sem dizer as palavras, mas que todo o leitor provavelmente vai entender, é que toda informação recebida deve ser tratada com cuidado.

Roberto Hirao 70 lições jornalismo informação
E você? Sabe processar informação, ou já sai acreditando em tudo que lê?

Não se pode gostar da informação. Ela é um objeto cru, mesmo quando falada como se fosse boa ou má. Todo indivíduo que recebe a informação deve ser crítico, e é isso que Hirao faz. Critica e elogia ambos os lados para criar um contrabalanço.

Criar opinião própria e ficar sempre com a pulga atrás da orelha ao receber uma informação é o que transforma um indivíduo em um ser livre. E este livro é um pequeno manual de como começar a fazer isso!

Opinião do Redator:

Este livro teve grande impacto na minha vida. Não só chegou na época em que eu começava a sustentar a profissão como meu modo de vida como também me ajudou a entender um pouco do Brasil e a dar base a criar textos que sejam gostosos de ler sem perder o valor informativo.

70 Lições de jornalismo é muito mais que um livro para jornalistas, é antes um livro para qualquer cidadão que deseja saber como tratar informação.

Já leu 70 Loções de Jornalismo e gostou do livro? Recomendamos também Corações Sujos por Fernando Morais

 

Por

Escritor, crítico e redator aficionado por livros e jogos eletrônicos. Conhecido como Veritas Volpe no ambiente artístico e literário.

Escreva um comentário